quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Não escolhe género, idade, hora ou local para aparecer: o que é?

Olá Olá! 🙋

Já adivinharam do que falo? Sim, falo do monstro que mais mata no nosso país: o Acidente Vascular Cerebral. 💣A bomba que tantas vezes aparece sem aviso (algumas vezes avisa, nós é que não entendemos os sinais). Hoje venho falar sobre ele, após ter visto no programa Juntos à Tarde, entrevista com vítimas desta doença ainda na juventude. Além disso, infelizmente é uma doença que vive muito perto de mim, - mais propriamente em casa - e com mais familiares. 😔


Porque é que o AVC acontece?

Um AVC ocorre quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é impedido por:
  • uma obstrução - designado por AVC isquémico
  • uma hemorragia - designado por AVC hemorrágico
E quando o cérebro não recebe o oxigénio necessário, as células morrem. É isto que acontece. Uma vez que o cérebro controla tudo o que fazemos, sentimos, pensamos, o cérebro faz-nos ser quem somos, quando sofre danos afecta as nossas capacidades, conforme a parte onde ocorreu o AVC e o que essa parte controla. 
E aí, tudo muda: muda o doente, familiares, o cuidador. Começa toda uma nova vida com tanta mudança que acarreta. Digo-vos, não é fácil. É preciso aceitar o que aconteceu, aceitar o que mudou, adaptar à nova realidade, ajudar e preparar para o que pode vir. Chora-se quando é preciso (deve-se, faz bem), perde-se a paciência muitas vezes (e encontra-se depois, arranja-se sempre maneira), mas o amor e a perseverança prevalecem. Sempre. 💓

Sintomas mais comuns:

  • Paralisia ou fraqueza num lado do corpo;
  • Dificuldades de comunicação;
  • Problemas de visão (perda ou visão turva).

A ocorrência do AVC é mais comum na faixa etária entre 60 e 80 anos, pois está relacionada às alterações metabólicas típicas da idade e ao maior grau de alterações cardiovasculares. Obesidade, hipertensão arterial, fumo, consumo de álcool, diabetes e sedentarismo, são alguns dos factores tradicionalmente considerados de risco. No entanto, engana-se quem pensa que a doença é exclusiva do público da terceira idade: a incidência de AVC em jovens tem vindo a crescer, o que naturalmente chama a atenção da comunidade médica. 😨

Além dos anabolizantes e do consumo de drogas ilícitas, há ainda outros factores que se constituem como agentes causadores de AVC, específicos do público jovem: noites mal dormidas, stress emocional, uso de anticoncepcionais, factores genéticos, doenças infecciosas – ou seja, cardiopatias –, e problemas ligados a doenças valvulares. 
Por isso, não nos iludamos, há que prevenir desde já! A actividade física tem um efeito benéfico na tensão arterial, na diabetes e nos níveis de gordura no sangue, contribuindo assim para a prevenção de um AVC. Recomenda-se um exercício moderado aeróbio (caminhada, natação, ciclismo, etc.), durante 30 minutos, três vezes por semana.
É importante também manter uma dieta baixa em gorduras saturadas (carne vermelha, manteiga, margarina, ovos e queijo gordo) e preferir alimentos ricos em gorduras insaturadas (azeite, abacate, nozes, …). E nada de tabaco, álcool ou drogas, como é evidente!

Deixo-vos com o programa da SIC, onde podem ver e ouvir os testemunhos (dolorosos) de duas vítimas muito jovens, e esclarecimentos médicos sobre a doença.

Saúde! 💋


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Atrair dinheiro para a nossa casa segundo o Feng Shui

Olá Olá! 🙋

Sabem o que ando a fazer? Eu não, a minha casa. Anda em obras... 😧😧😧 e, meus amigos, são graaaandes obras. Uma restruturação completa! Quem já passou por este processo, saberá certamente a dor de cabeça de que estou a falar. Muda coisas de sítio, esvazia móveis, desmonta, leva, traz, separa, deita abaixo, constrói, pó, pó, pó 😷... socorro!!! 😱😱😱

À parte disso, é evidente que esta transformação é para melhor. Melhorar o conforto do lar é muito importante e após vários anos consegui alcançar essa possibilidade.
Bom, agora estou na fase de consultar, pesquisar ideias para as divisões novas! Ambientes, cores, mobiliário e decoração, esta é a melhor parte! 😀
Durante esta pesquisa encontrei no site www.homify.pt um artigo muito interessante sobre o Feng Shui (filosofia ancestral de origem chinesa que tem como objectivo criar um equilíbrio de energia através da ordem das coisas que nos rodeiam no geral e dentro da casa em particular): como atrair dinheiro para a nossa casa! 

Vejamos:💰🏠

Garantir a Protecção

Resultado de imagem para porta de entrada

Mais importante que atrair a riqueza é retê-la. O símbolo para manter a nossa riqueza a salvo é a porta de entrada. É ela que nos recebe e é ela a última a despedir-se de nós. É importante mantê-la, preservar-lhe o aspecto e limpá-la. Uma porta descuidada denota o estado das nossas finanças. Complemente a sua porta com plantas para fazer florescer os seus bolsos. As plantas, na cultura chinesa, atraem a boa sorte. Não descure a sua! 

A cozinha deve estar limpa

Resultado de imagem para cozinha limpa

A cozinha como que representa o nosso dia-a-dia. Reflecte como somos e o cuidado que depositamos nas coisas. Ter uma cozinha descuidada transmite a ideia de que somos pessoas sem consciência de poupança e esforço. Pelo contrário, manter a divisão cuidada mudará a nossa percepção das coisas e tornar-nos-á mais cuidadosos em aspectos tão importantes da nossa vida como as finanças. Para além do respeito por esta divisão da casa em termos de cuidado e limpeza, o Feng Shui também defende as linhas rectas e as cores claras, eliminando quaisquer notas supérfluas do ambiente.

Cromoterapia

Resultado de imagem para Cromoterapia casa

No Feng Shui, as cores são muito importantes. A todos os aspectos relacionados com o dinheiro estão associadas as cores: vermelho, púrpura e verde. Introduzir estas cores num espaço, na roupa da cama ou como tom para as paredes, pode fazer a nossa sorte variar. 
Nem só o Feng Shui crê no poder das cores. A cromoterapia é cada vez mais estudada em ciências como a Psicologia. Está demonstrado que as cores suaves relaxam e que as cores vivas são estimulantes. Por que não levar um pouco de cor à nossa casa? E se isso melhorar as nossas finanças, tanto melhor!

A água como símbolo de abundância

Resultado de imagem para A água  feng shui

A água é um dos elementos mais importantes no Feng Shui. Trata-se de um elemento que simboliza abundância e o seu contínuo movimento e adaptação representa energia e força. Uma fonte é perfeita para atrair a abundância para a nossa casa. Porém, é importante cuidar dela e mantê-la limpa. A sua decadência também será a das nossas finanças.

Não acumular coisas desnecessárias

Resultado de imagem para Não acumular coisas desnecessárias

O Feng Shui baseia-se no fluir da energia, como a água. Se acumularmos objectos que são inúteis na nossa vida quotidiana, a energia fica estagnada e não flui. E se a energia estiver estagnada, as nossas finanças também serão prejudicadas. Está na hora de deixar de acumular coisas e de abrir mão deste consumismo desnecessário. Quando se conseguir livrar do hábito de acumular, vai-se perguntar como é que, durante tanto tempo, apinhou a sua casa de tudo e de nada! 

Os peixes

Resultado de imagem para Os peixes feng shui

Os peixes são símbolo de abundância. Leve-os para a sua casa, quer no sentido literal, quer através de imagens ou elementos decorativos. Se optar por um aquário, terá, para além dos peixes, a água. Cuide bem de ambos já que a sua decadência significará a decadência das suas finanças. Limpe o aquário com regularidade e trate bem dos seus preciosos animais portadores de boa sorte.

Velas e cristais

Imagem relacionada

As velas, para além de decorativas, emprestam calor aos ambientes. Tal como a água, são portadoras de energia, neste caso do fogo. As velas simbolizam a energia da renovação, como o fogo que destrói para voltar a criar. Por sua vez, os cristais e os minerais também guardam um incrível poder de recepção de energia. A pedra citrino ou a pedra pirita são as mais recomendadas para chamar a abundância.


Apaixone-se pela sua casa!


Se há uma energia capaz de chamar a fortuna, essa energia é o amor 💓. Por amor em tudo o que fazemos levar-nos-á a conquistar a sorte e a fortuna desejadas. Uma casa sem amor é uma casa sem alma. 

Sem amor, a energia não flui!
Beijinhos



sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Energia e Alimentação

Olá Olá! 🙋

Chegámos ao fim do mês do regresso... como se sentem? Cansados? Sem energia? Normal, eu também me sinto assim de vez em quando, todos temos os nossos dias!

Mas vejam, há uma panóplia de alimentos que nos podem ajudar a ter mais energia e vitalidade! Confiram:


Aveia

Resultado de imagem para aveia

Este alimento contém altas doses de triptofano que ajudam a libertar serotonina, a substância responsável por proporcionar o bem estar. Segundo os nutricionistas este alimento ajuda no combate à depressão e insónia.

Arroz Integral

Imagem relacionada

O arroz integral carrega nutrientes essenciais para combater o desânimo, uma vez que contém vitaminas B1, B2, B3 e B6 que ajudam a melhorar a disposição.


Água de coco

Resultado de imagem para Água de coco

É considerada uma bebida energética natural e uma fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Esta bebida hidrata o corpo e pode melhorar a disposição.

Camomila

Resultado de imagem para Camomila

Os nutricionistas e os médicos aconselham a camomila para o tratamento da ansiedade, uma vez que a planta tem um efeito anti espasmódico que auxilia no alívio de cólicas e problemas digestivos. Se tomar um chá de camomila pode levar a que se sinta mais calmo e, consequentemente mais bem disposto.

Chá Verde

Resultado de imagem para Chá verde

Outro alimento que ajuda na produção da Seretonina é o chá verde. Para além da cafeína, possui uma substância termogénica, que aumenta a disposição, melhora o humor e o bem estar.

Fruta

Resultado de imagem para Fruta

Segundo os especialistas a fruta contém antioxidantes que conseguem atenuar a ansiedade e o stress e ajudam a que a pessoa se sinta mais saudável e com mais energia. Existem, no entanto, frutas com mais benefícios para esse efeito.

Banana

Imagem relacionada

A banana contém triptofano, um aminoácido percursor da serotonina, substância que ajuda a regular o sono, o humor e os distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio que ajuda a fortalecer os músculos e as dores.


Laranja

Resultado de imagem para Laranja

O fruto é rico em vitamina C e cálcio que são eficientes no equilíbrio emocional, uma vez que segundo indicam os estudos, a laranja ajuda no combate ao stress.

Abacate

Resultado de imagem para Abacate

A tirosina faz do abacate um dos alimentos de eleição, uma vez que este aminoácido ajuda na produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo amor, prazer e bem estar.


Frutos secos

Resultado de imagem para Frutos secos

As nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selénio, que ajudam diminuir o stress, fortalecem a memória, combatem o cansaço e ajudam na produção de energia.

Chocolate

Resultado de imagem para Chocolate

O chocolate, principalmente o amargo - chocolate preto - é uma fonte de antioxidantes que, além de retardar o envelhecimento precoce, auxilia na saúde do coração. Possui cafeína que ajuda a manter o corpo alerta e com mais energia.

Ovos

Resultado de imagem para Ovos

Segundo os nutricionistas, a vitamina B12, encontrada na gema de ovo, actua na função cerebral, participando da formação de neurotransmissores.

Grão-de-bico

Resultado de imagem para Grão-de-bico

Além do magnésio, o grão-de-bico é rico em triptofano, que ajuda na produção de serotonina, diminuindo a ansiedade e promovendo a sensação de bem-estar.

Lacticínios

Resultado de imagem para Lacticínios

Os especialistas também recomendam a ingestão de alimentos que possuam cálcio como o leite e o queijo. São ricos em proteínas que podem reduzir a sensação de cansaço.

Gengibre

Resultado de imagem para Gengíbre

Esta planta herbácea contém anti-oxidantes e nutrientes que, segundo os especialistas, são capazes de fornecer energia e disposição equivalente ao café. Tomar um chá de gengibre pode ajuda-lo a sentir-se mais bem disposto e menos cansado.

Iogurte

Resultado de imagem para Iogurte

Para combater o cansaço, os nutricionistas também recomendam todo o tipo de iogurtes, uma vez que possuem probióticos, bactérias benéficas que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico e aumentar seus níveis de energia.

Linhaça

Resultado de imagem para Linhaça

É rica em magnésio e por isso altamente eficaz segundo os especialistas no combate ao cansaço, uma vez que este mineral ajuda no bom funcionamento do corpo e na promoção de energia.

Feijão

Resultado de imagem para Feijão

A vitamina B9 que contém o feijão age no cérebro podendo ajudar a criar uma sensação de bem-estar, segundo os especialistas.

Quinoa

Resultado de imagem para Quinoa

Os nutricionistas também recomendam a quinoa para o bem estar emocional. É uma fonte de fibra, vitaminas B, proteína e hidratos de carbono que proporcionam energia para o nosso corpo.

Mel

Resultado de imagem para Mel

O mel tem na sua constituição glicose e frutose, fazendo com que seja um alimento energético que pode ajudar no combate ao cansaço e também a aumentar a boa disposição. Além disso, possui B e C que participam na produção de energia e desintoxicação do organismo.

Pimenta

Resultado de imagem para Pimenta

Se pretendem melhorar a auto-estima, humor e bem-estar geral, os especialistas também recomendam que consuma pimenta, ainda que em doses reduzidas. Ela contém uma substância chamada capsaicina que vos pode ajudar a sentirem-se mais animados.


Pão integral

Resultado de imagem para Pão integral

Este pão contém substâncias que ajudam na produção da energia, concentração e aumentam a serotinina levando a que nos sintamos mais bem dispostos.

Perú

Resultado de imagem para perú ave

Este alimento também triptofano, o aminoácido eficaz na hora de combater a tristeza e depressão. Se optar por comer carne, opte pela carne branca, vai fazer melhor à sua saúde e ainda o vai ajudar a regular o humor.

Espinafres

Resultado de imagem para Espinafres

Segundo indicam os nutricionistas, os espinafres contém potássio e ácido fólico, que auxiliam no combate à depressão. Assim, para se sentir bem e com mais energia, os espinafres podem ser uns óptimos aliados.


Salmão

Imagem relacionada

Este peixe contém altos níveis de ácidos graxos Ómega 3 que são essenciais para o desenvolvimento da serotonina. Se se sentir stressado, desanimado e cansado, pode optar por comer este super alimento.


Brócolos

Resultado de imagem para Brócolos

Vegetais verdes escuros como a couve ou os brócolos possuem vitaminas B9, que segundo os nutricionistas actuam na função cerebral deixando o cérebro mais relaxado e menos stressado.

Açaí

Resultado de imagem para Açaí

O açaí possui propriedades responsáveis por nos fornecer a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que ajudam no controlo da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas B e C.


Vá, vamos comer para ficarmos bem dispostos!

Até jááááá!



terça-feira, 5 de setembro de 2017

O regresso!

Olá Olá! 🙋

Chega de férias, vamos ao trabalho! Mas dá cá uma depressão... tristeza, irritabilidade, cansaço (sim, cansaço logo depois das férias!), alterações de apetite e sono, são sintomas que cada vez mais as pessoas têm manifestado quando regressam das férias. Afinal, tanto tempo a prepará-las, a sonhar e a ansiar, para que depois, num ápice, elas acabam??!! Nãããããããoooo!! 😱😱😱


Mas então, o que fazer para não deprimir no regresso ao trabalho?


Kathleen Hall, fundadora do The Stress Institute, dá algumas dicas:
  • Voltar para casa um ou dois dias mais cedo do que a data em que começa a trabalhar, para desfazer as malas, arrumar tudo e preparar-se física e mentalmente para o retorno à rotina. Estabeleça também prioridades e não se deixe esmagar  pelas obrigações.

  • Quando sentir a ansiedade a chegar, respire fundo e repita para si própria uma frase que a faça sentir bem. Várias pesquisas têm demonstrado que, quando estamos stressados, só o  facto de repetirmos uma afirmação positiva reduz os níveis de produção de hormonas associadas ao stress. 

  • Divida as tarefas domésticas pelos dias da semana e trate primeiro do que é realmente urgente. Por exemplo, ir primeiro ao supermercado abastecer as compras (da semana ou do mês), e só depois tratar de por a máquinas (ou as máquinas!) de roupa a lavar.

  • Faça refeições que tenha provado e adorado nas férias! Certamente que a família também agradece!

  • Converse sobre as férias! Partilhe com a família e amigos sobre as melhores recordações. A comunicação e a partilha reduzem os níveis de stress. Relembrar os bons momentos traz aquela boa sensação de paz. 😊

  • Faça caminhadas! O stress e a ansiedade podem ser atenuados através de um passeio ao fim da tarde ou depois do jantar. Sem dar por isso, passaram 20 minutos, o stress desapareceu, e vai adormecer com enorme facilidade.
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt

Vamos lá regressar com muita ginga! 🙌



quarta-feira, 1 de março de 2017

Olá Março!


Olá! Viva! ☺

E mais um mês começa...

Hoje venho partilhar e desejar-vos muito positivismo para Março, o mês da Primavera!

Estejam confiantes, com fé. Uma nova etapa se avizinha!

Tenhamos energia, atitude e pensamento positivos, para atrair coisas boas para a nossa vida! E como? Eis as minhas dicas:

  1. Sejamos gratos. Agradeçamos todos os dias pelo que temos e recebemos hoje. A gratidão acalma o coração! 😉
  2. Tenhamos fé. Vamos acreditar que tudo (seja lá o que for que precisamos, ou que nos está a acontecer) vai correr bem, e que os bons ciclos da vida estão a chegar.
  3. Não nos desprezemos com palavras ou pensamentos negativos acerca de nós próprios. Somos o que somos, não uns coitadinhos. Andamos nesta vida para evoluir, o importante é tentar sempre e nunca desistir!
  4. Comamos bem! Uma boa alimentação, comidinha boa e saudável, corpo são, mente sã!
  5. Mexamo-nos! Façamos exercício, dancemos, o que quisermos. Parados em casa é que não fazemos nada!
  6. Perdoemos! Perdoemos "coisas" pendentes, abrimos o nosso coração e seguimos em frente!
Que Março nos traga tudo de bom!

Beijinho grande!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Gratidão

Olá,

Este foi um fim-de-semana bastante duro. Um fim-de-semana de perdas irreparáveis. Partiram três pessoas de papel preponderante no nosso país. O Pai da Democracia Portuguesa, um presidente amigo dos habitantes da autarquia que presidia e um médico de excelência no campo da ética e bioética. Estamos tão mais pobres!!! :(

O post de hoje serve para transmitir a gratidão que todos devemos a estas pessoas. Políticas à parte. A estas pessoas que partiram e deixaram um legado eterno.

Sou uma pessoa que nutre uma admiração profunda por toda a luta que se fez contra o regime salazarista. Toda a luta e todos os lutadores. Sem excepção. Se nasci num país livre, se posso vir a este blog (e quaisquer outros locais) expressar-me sem represálias ou censuras, a todos esses lutadores o devo. Mário Soares foi um deles.

Por isso, venho aqui demonstrar a minha gratidão por ter lutado por um país livre e democrata, por se ter sacrificado com prisões, exílio, violência, sempre em prol de ideais de liberdade e igualdade, sempre com coragem e determinação. 

Vários jornais publicaram edições especiais sobre os feitos históricos deste que foi um herói português. Todos eles sublinharam o seu carácter lutador, enquanto combatente anti-fascista.



Foram 92 anos cheios de força, riqueza intelectual, política, ideal. Descanse em paz, o descanso também é para os fortes.


Guilherme Pinto foi cedo demais (achamos nós!), mas deixa o exemplo de empenho, compromisso e trabalho árduo para com - no caso - os cidadãos de Matosinhos, defendendo sempre aquilo em que acreditou ser o melhor para a cidade e seus habitantes. Enquanto socialista ou enquanto independente, Guilherme Pinto amava Matosinhos e por esse amor e dedicação todos devemos estar gratos. Gratos por haver exemplos como ele a seguir. Infelizmente teve de travar outra luta que acabou, mas agora pode descansar em paz, com dever cumprido.



Daniel Serrão destacou-se pela sua ligação à Anatomia Patológica e principalmente pelas suas investigações na área da bioética. Era também especialista em Ética da Vida e conselheiro do Papa por ser membro da Academia Pontifícia para a Vida.

Trata-se assim de um homem, médico, que se dedicou ao Sistema Nacional de Saúde. Alguém que, no meio de convergências e divergências, trabalhou em prol do serviço público de saúde. Por todos nós, portanto. A ele devemos agradecer por ter tido sempre tão especial atenção ao SNS e à bioética, novo domínio nas ciências da vida e da saúde.



Cito uma frase de Daniel Serrão, que considero caracterizar estas três personalidades:

 "Nenhuma dificuldade é superior à nossa determinação de a vencer."

Paz às suas almas.








segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Tiveram Boas Festas?

Olá olá!

Primeiro post de 2017! Feliz Ano Novo!

Espero que todos tenham tido umas Festas mesmo muito Felizes. Estarmos com saúde e junto de quem mais amamos, é o suficiente para uma quadra com muita alegria. E que assim se prolongue todo o ano. Para mim, foi o primeiro ano que tive menos uma pessoa no convívio familiar. Custou muito, mas a vida é mesmo assim e há que agradecer pela presença quem temos HOJE.

Agora, estou a arcar com as consequências do Natal: o aumento de peso! Tanto esforço para perder peso, e agora fui-me perder no meio de rabanadas e aletria (se fosse só...). Agora, há que começar tudo de início: DIETA! EXERCÍCIO!

E a luta começa com:

Pequeno almoço: iogurte grego ligeiro com aveia

Lanche: peça de fruta + frutos secos

Almoço: sopa (sem batata) + legumes + carnes brancas + arroz basmati ou massa integral (atenção às quantidades!) + gelatina

Lanche: fruta + 1 iogurte magro

2º lanche: 1 quejinho (babybell ou vaca que ri ou 2 fatias de fiambre magro + 2 tostas integrais

Jantar: semelhante ao almoço, mas sem os hidratos de carbono!

Juntando a isto, umas corridas e/ou umas aulas de grupo no ginásio... e a coisa há-de ir lá!

Vá, quem está na mesma situação que eu, vamos atingir os objectivos! Desistir não é opção! Fizemos asneira? Toca a fazer de novo! Força!

Beijinhos