Chega de férias, vamos ao trabalho! Mas dá cá uma depressão... tristeza, irritabilidade, cansaço (sim, cansaço logo depois das férias!), alterações de apetite e sono, são sintomas que cada vez mais as pessoas têm manifestado quando regressam das férias. Afinal, tanto tempo a prepará-las, a sonhar e a ansiar, para que depois, num ápice, elas acabam??!! Nãããããããoooo!! 😱😱😱
Mas então, o que fazer para não deprimir no regresso ao trabalho?
Kathleen Hall, fundadora do The Stress Institute, dá algumas dicas:
- Voltar para casa um ou dois dias mais cedo do que a data em que começa a trabalhar, para desfazer as malas, arrumar tudo e preparar-se física e mentalmente para o retorno à rotina. Estabeleça também prioridades e não se deixe esmagar pelas obrigações.
- Quando sentir a ansiedade a chegar, respire fundo e repita para si própria uma frase que a faça sentir bem. Várias pesquisas têm demonstrado que, quando estamos stressados, só o facto de repetirmos uma afirmação positiva reduz os níveis de produção de hormonas associadas ao stress.
- Divida as tarefas domésticas pelos dias da semana e trate primeiro do que é realmente urgente. Por exemplo, ir primeiro ao supermercado abastecer as compras (da semana ou do mês), e só depois tratar de por a máquinas (ou as máquinas!) de roupa a lavar.
- Faça refeições que tenha provado e adorado nas férias! Certamente que a família também agradece!
- Converse sobre as férias! Partilhe com a família e amigos sobre as melhores recordações. A comunicação e a partilha reduzem os níveis de stress. Relembrar os bons momentos traz aquela boa sensação de paz. 😊
- Faça caminhadas! O stress e a ansiedade podem ser atenuados através de um passeio ao fim da tarde ou depois do jantar. Sem dar por isso, passaram 20 minutos, o stress desapareceu, e vai adormecer com enorme facilidade.
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário