terça-feira, 4 de outubro de 2016

Saúde - Acupunctura

Olá! :) :)


Há cerca de dois meses, a minha mãe teve uma crise de dor numa artrose do joelho que a levou à urgência do hospital. Duas semanas depois, sofreu uma crise aguda de dor ciática que também a levou à urgência. Foi diagnosticada e recebeu tratamento de medicação e obviamente muito repouso.

Foram dias de muito sofrimento, incapacidade, noites sem dormir...


A dor ciática

Trata-se de um sintoma de alguma condição médica pré-existente, que muito frequentemente é uma (ou mais) hérnia discal. O nervo ciático é o nervo mais longo do nosso corpo e estende-se da região lombar da medula espinal até à região posterior de cada perna, enviando depois ramificações até ao pé. Esta dor resulta da compressão ou irritação deste nervo e acompanha o seu trajecto.
Resumindo, são umas dores que não lembra ao menino Jesus!!!



Resolvemos então, por conselho de um amigo, contactar um profissional da acupunctura para tentar aliviar com a maior celeridade possível o tormento da minha mãe. E logo na primeira sessão a melhoria foi notória! Quando a vi a caminhar tão melhor e a reconhecer que a dor (joelho+ciática) tinha diminuído significativamente, logo fiquei fã!

Partilho agora o que indaguei sobre a acupunctura, de forma a compreender melhor esta maravilha:


A acupunctura é uma das áreas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com uma história de mais de 5000 anos. Os livros mais antigos de medicina são relativos à MTC, onde a acupunctura tem um papel de destaque na prevenção e tratamento de inúmeras patologias. Hoje a acupunctura surge como prática científica, reconhecida pela OMS e incluída no ensino e ambiente hospitalar.





A medicina ocidental, do ponto de vista científico, explica os efeitos da acupunctura através da estimulação e libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central, promovendo o equilíbrio do organismo sem a administração de qualquer substância química.


Na Europa, estudos confirmaram a eficácia da acupunctura no tratamento de patologias músculo-esqueléticas, como artrose da anca e do joelho, lombalgia, dor crónica do ombro e em outras situações como cefaleia de tensão e dismenorreia (dor menstrual).

A acupunctura é também recomendada no tratamento ou alívio de sintomas como soluços intratáveis, nas náuseas e vómitos de diversos tipos, incluindo da gravidez e da quimioterapia. Esta é uma técnica milenar, que mostra benefícios em indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, ginecológicos, dermatológicos, na diminuição da tensão emocional, desmame tabágico e de fármacos com acção psi-coactiva.
O objectivo deste tratamento é a recuperação do organismo como um todo, pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controlo da dor.

Como vêem, uma técnica tão antiga e tão milenar... os milagres que fazem umas agulhinhas nos sítios certos! :D

A minha mãe melhora a olhos vistos. Ainda vai ter mais sessões, mas já não serão com a mesma periodicidade. As sessões são feitas na clínica Voz do Silêncio, em Rio Tinto, pelas mãos do Prof. José Malta.





Espero que tenham gostado destas informações. Faço votos para que vos possam ser úteis assim que se justifique!

Até breve!
Beijinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário