segunda-feira, 10 de outubro de 2016

EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional)

Como bem sabemos, termos saúde não significa apenas não termos doenças - físicas. Saúde significa a ausência de doença, sim, mas principalmente o bem-estar físico, mental e social.

Na verdade, usufruir de boa saúde mental é um grande passo dado para gozarmos de boa saúde física, pois tudo está ligado.
Mesmo fazendo uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, não podemos descurar o nosso bem-estar emocional, devendo-lhe dar a mesma importância que ao restante.

As emoções negativas podem provocar-nos danos na saúde. E quando digo saúde, digo o acima referido, bem-estar físico, mental e social. Emoções negativas podem conduzir-nos a situações de stress, ansiedade, pontos de ruptura que nos atingem fisicamente e aos que nos rodeiam.

O que é EFT

A Técnica de Libertação Emocional, ou a Acupunctura sem Agulhas é uma forma simples e eficaz de libertarmos os bloqueios emocionais e negativos que geramos no corpo.

O fundador da EFT, Dr. Gary Craig diz que "todas as emoções negativas são causadas por uma interrupção no fluxo energético do corpo". Acrescenta ainda que "emoções negativas não resolvidas são o maior contributo para a dor física e doença".

É uma técnica que pode ser auto-administrada ou com ajuda de um terapeuta, e assume que as emoções negativas se encontram associadas a perturbações no sistema de meridianos do corpo ou no campo de energia, pelo que através de leves batidas com as pontas dos dedos (tapping) ao mesmo tempo que nos focamos na emoção negativa, é possível equilibrar o campo de energias e erradicar traumas profundos.

Técnica Simples

A técnica consiste na aplicação de estímulos — leves batidas — em alguns pontos dos meridianos de acupunctura, enquanto se foca a atenção no assunto a tratar, objectivando o desbloqueio desses canais de energias, equilibrando o sistema energético do corpo, removendo crenças, emoções e traumas de toda ordem, que impedem o livre fluxo da energia, multiplicando em muitas vezes a possibilidade de cura das pessoas.

É muito simples e rápida, sem contra-indicações! Mostra-se muito eficaz em determinados quadros, como:
  • dores crónicas e fibromialgia;
  • medos, fobias e ansiedade;
  • depressão;
  • vícios;
  • traumas profundos;
  • problemas imunológicos;
  • problemas de peso e auto-estima corporal;
  • irritação;
  • insónia;
  • problemas de relacionamento;
  • fadiga e stress;
  • melhorar o desempenho académico, desportivo e das artes;
  • entre tantas outras coisas!

Como usar

EFT contraria praticamente todas as crenças relacionadas com psicologia e curas emocionais. Sua aplicação é ilimitada, Gary Craig incita a que utilizemos para tudo, tanto problemas físicos como emocionais.

Um exemplo:
  1. Escolham um evento ou situação que gostariam de trabalhar;
  2. Dêem um título para o evento, por exemplo, "o dia que o meu pai me bateu com o cinto";
  3. Identifiquem a emoção associada, por exemplo "raiva";
  4. Classifiquem numa escala de 0 a 10 pontos, a "intensidade" dessa raiva, por exemplo, 8 pontos.
  5. Iniciem batendo no ponto karaté (na foto), por várias vezes, dizendo a seguinte frase de preparação: "mesmo que eu sinta esta raiva quando me lembro daquele dia em que o meu pai me bateu com o cinto, eu me aceito profunda e completamente". Digam a frase de preparação três vezes.
  6. Agora, vão batendo nos pontos começando pelo ponto 1 (sobrancelha) e vão dizendo sempre "esta raiva que eu sinto..." façam isso até chegar ao ponto 0 (cimo da cabeça). Respirem fundo, e recomecem no ponto sobrancelha com "esta raiva". Façam 5 ou 6 rodadas sobre isso.
  7. Avaliem novamente a raiva de 0 a 10 pontos. Verão que ela diminuirá drasticamente! O objectivo é chegar a 0, claro. Quando isso acontecer, significa que o evento ainda está presente dentro de vocês, mas não está associado e nenhuma emoção negativa.
Eu já fiz esta técnica. Quem me deu a conhecer e com quem comecei a fazer foi uma pessoa que me é muito querida, a Dra. Fátima Martins, ou Faty Lee, que é extremamente conhecedora e experiente desta e outras terapias. É fantástica!

Depois também comecei a fazer EFT sozinha, em casa. Confesso que aí me "baldo" mais, pois às vezes faz falta fazer e não faço. Com acompanhamento é diferente... A descarga emocional que sentimos no final de cada sessão (muitas vezes choros ou até gritos) é tão simplesmente a técnica a fazer efeito. Pessoalmente, não acho muito agradável (choro que me farto), mas a sensação seguinte é muito boa!

Claro que a EFT não é nenhuma varinha mágica que resolve tudo de uma vez e sem trabalho nenhum. Era bom, era! Mas se nos empenharmos minimamente, e fazer disto parte da nossa rotina... as mudanças são extraordinárias. 

Espero que tenham gostado da minha partilha. Fiquem com a ilustração e um vídeo sobre como é fácil a aplicação desta técnica.

Beijinhos e abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário