quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Planos de treino - Jump!

Olá :) :)

Há pouco mais de um ano que sou acompanhada por um nutricionista para combater este maldito excesso de peso. Este ano adicionei à alimentação saudável a inscrição num ginásio, onde vim a descobrir no acto de inscrição que a dona é uma antiga colega e amiga de escola! Foi muito bom este reencontro. :)

Apesar de ter algumas dificuldades em ir aos treinos com frequência, tento não desistir e vou sempre que posso.
Aconselharam-me para ajudar na perda de peso fazer bastante exercício cardiovascular. 

Antes de ir para o ginásio, costumava correr perto de casa. E de facto é um exercício muito bom para a perda de peso/volume, logo no primeiro mês perdi 10cm de perímetro abdominal!

No ginásio, uma vez que me farto facilmente do tapete e da bicicleta, recomendaram-me ir às aulas de jump. Antes não era algo que me atraía (não faço ideia porquê), mas depois de experimentar... agora é dos treinos que mais gosto de fazer no ginásio (o outro é o kickboxing, que vos contarei mais tarde)!



Para quem ainda não conhece, o jump é uma actividade aeróbica feita num mini-trampolim. Tem um grande poder de gasto calórico, aliando diversão a exercícios físicos, além de contribuir para o fortalecimento da agilidade, dos músculos, entre outros, tais como:
  • Melhora a coordenação motora;
  • Tonifica os músculos;
  • O alto gasto calórico, promovendo a perda de peso;
  • Melhora o desempenho do sistema cardiovascular;
  • Melhora a definição muscular, principalmente das pernas e glúteos;
  • Alivia o stress e promove relaxamento muscular e emocional;
  • Melhora a circulação linfática;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Reduz a celulite.
Além de tudo isto, promove a qualidade de vida e eleva a auto-estima, pois é muito divertido! :)

Contra-indicações?

Muito poucas! Não é aconselhável praticarem jump pessoas com labirintite, problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos e quadril; grávidas, pessoas com condições cardiovasculares e na coluna.

Para praticar o jump

Para que este exercício não gere complicações nas articulações e músculos, recomenda-se:
  • Calçado adequado, isto é, sapatilhas planas e sem molas;
  • Alongamentos antes e depois do exercício;
  • Manter a postura correcta, isto é, a coluna recta (inclinando ligeiramente o tronco nos exercícios mais pesados) e, ao saltar, "empurrar" o trampolim com o calcanhar em vez de saltar em altura. Estar frente a um espelho ajuda a corrigir alguma postura incorrecta;
  • Muita hidratação! Beber bastante água é super importante, pois também libertamos muita com tanto gasto de energia! :) 
Faço esta aula (e todo o meu treino) no ginásio AlfaGym, em Alfena, e quem a dá é o Prof. Luís Tomás. É só simpatia e diversão!

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009470465633&fref=ts

Espero que vos tenha "aguçado" o apetite em experimentar. Ah! Há uma coisa imprescindível nos movimentos do jump que não podem esquecer: a ginga! :) :) :) 

Beijinhos e até breve!


terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Grande Paixão

Olá! :)

A maioria de nós tem aquela actividade, passatempo, aquele momento em que fazemos algo que nos faz tão bem e nos deixa tão felizes que ficamos completamente rendidos e apaixonados! Exercício físico, passeios à beira-mar ou no campo, viajar, cozinhar, ler, fazer trabalhos manuais, jardinagem ou até mesmo o que se faz no emprego são exemplo de coisas que fazemos e que simplesmente adoramos.


Se algum de vocês não tem algo que vos liberte a mente e o espírito e que vos faça sentir uma onda de pura energia positiva e grande alegria, é bom que arranjem! :D 

É verdadeiramente terapêutico e contribui muitíssimo para a nossa saúde e bem-estar.

Vou falar-vos um pouco sobre a minha grande paixão (a segunda, pois a primeira é a família, sempre!):

Desde sempre fui uma grande amante de música e dança. Desde que me conheço por gente. Sempre soube que era o que me fazia feliz e para onde quer que fosse (e que vá) levo sempre música comigo.

Em 2007 inscrevi-me num ginásio e reparei no horário que havia uma aula semanal de kizomba. Dançar?! Claro está, fui experimentar, aproveitando o facto de gostar dos ritmos africanos de música e dança. Experimentei e... pronto, descobri a minha grande paixão! Aquela batida, aprender os passos básicos, a ginga e depois conciliar tudo... é um frenesim que começa cá dentro, um frio na barriga, uma alegria... é fantástico! Durante a dança viajo a África e volto! Nunca mais quis outra coisa! Nessa altura era o professor José Melo que dava a aula. Mais tarde ele deixou de nos ensinar, pois participou (e foi à final!) do campeonato de kizomba ÁfricAdançar. Agora já ensina outra vez, em vários ginásios e associações no Porto e arredores.



As minhas aulas em 2007/2008 com o José Melo

Nessa altura, ele arranjou um professor para o substituir, o professor Mandela. Continuei as aulas com ele e a minha paixão foi crescendo mais e mais! Depois de mais de um ano com o Mandela, ele foi gozar licença de paternidade e o ginásio decidiu terminar com as aulas de kizomba. :( :( :( Ah, que tristeza a minha!... Estive dois anos sem dançar... Estava tão incompleta... Até que um dia, o Mandela descobriu-me no Facebook e naturalmente me adicionou como amiga, abriu uma nova turma e nunca mais deixei as aulas! Para onde ele vai, eu vou! :D


Actualmente, frequento as aulas do Mandela na sua escola, a Mandela Mandela Academia de Kizomba, em Vila do Conde. A turma é espectacular, ambiente super familiar e aprendemos, divertimo-nos tanto, somos muito felizes lá!

Espreitem um bocadinho da nossa aprendizagem e diversão:






Mais à frente irei aprofundar mais um pouco das minhas aulas, do meu professor e grande amigo Mandela e do mundo da Kizomba, festivais internacionais e principalmente o nosso festival MLOKKO.

Até lá, muita ginga no vosso dia!
Beijinhos!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Primeira publicação: Olá a todos!

Viva a todos!

Deixem-me já que vos diga que esta é a minha estreia em escrever num blog.

Gosto de ler crónicas, críticas, partilhas, ideias e pensei: porque não falar sobre as minhas crónicas e partilhas? Porque não partilhar também aquilo que faço, o que gosto e o que não gosto? E pronto, cá estou eu! :) :) 

Neste blog pretendo narrar histórias, episódios da minha vida, falar sobre os nossos afazeres do quotidiano, sugestões e novidades de beleza, saúde, alimentação, hobbies, paixões, sonhos e concretizações… no fundo, compartilhar convosco tudo um pouco acerca da ginga que a nossa vida precisa!

Espero que gostem dos meus posts e os acompanhem. Conto com a vossa participação e críticas construtivas! ;)


Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Beijinhos e abraços!